Recuperação do mercado de aço surpreende e setor prevê tombo menor em 2020
Mesmo com a pandemia, o setor siderúrgico no país vem se recuperando. O Instituto Aço Brasil (IABR) anunciou há pouco a revisão das estimativas para este ano. Segundo os novos dados, o consumo aparente deverá cair 4,7%, chegando a 19,99 milhões de toneladas. Em julho, na última revisão, a expectativa era de uma queda de 14,4%.
Já a produção saiu de uma estimativa de recuo de 13,4% em julho para 6,4% em outubro. Pelos dados devem ser produzidos 30,49 milhões de toneladas. Segundo o presidente executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, as siderúrgicas voltaram a operar na mesma velocidade de janeiro de 2020, chegando a utilizar 63% da capacidade instalada de cerca de 58 milhões de toneladas.
“Nesse momento todas as sinterizações estão funcionando das três que estavam paradas em função da crise. Além disso, dos 13 altos-fornos que foram desligados, somente seis ainda estão parados, mesmo assim, dois deles estão na usina de Cubatão que foi paralisado há mais tempo. Estimamos que devemos utilizar entre 70% e 75% da capacidade entre o fim deste ano e o início de 2021”, disse Mello Lopes.
Leia na íntegra acessando o link da matéria.
Fonte da matéria: Valor Globo
Link da matéria: https://n8qhg.app.goo.gl/chCw
Data da matéria: 01/10/2020
#sindicato
#sindicalismo
#afsys_sindical
#sindmetjab
#informacao
#trabalhadores
#sejasocio